universitário

EDUCAÇÃO – ENTRADA NO MUNDO UNIVERSITÁRIO

Quando um antigo sonho ou fantasia se torna realidade, nos deparamos com uma nova percepção abrangendo realidades cotidianas que antes eram apenas imaginárias. Ingressar numa faculdade significa novos ares, podendo trazer nesta nova aventura, séries de alegrias e/ou decepções. 

universitário

O mundo universitário torna-se cada dia mais inovador, buscando agregar todos os valores acadêmicos com a interação dos alunos entre si e com os tutores. Desta forma, acondicionar como prioridade a graduação é o jeito mais viável para estabelecer uma boa comunicação com seu novo meio. 

Para tanto, é necessário estar preparado(a) para encarar novas situações que antes não se faziam presentes na sua vida. Sendo assim, desvencilhar-se de velhos hábitos e adaptar-se ao meio acadêmico é um processo que pode ser lento, variando entre personalidades de cada um. 

Dica: Faça sua graduação na Estácio. Conheça agora os cursos https://matriculas.estacio.br!

INTERAÇÃO

Imagine a seguinte situação: você entra numa sala de aula com cinquenta pessoas desconhecidas que estão ali com o mesmo objetivo que você. Estas mesmas pessoas num futuro próximo irão ter de trabalhar em grupo com você. 

Então, é necessário estar atento a interação, procurando seu nicho social, classe de pessoas que possuem personalidades ou estilos semelhantes ao seu. Não pense que isto é uma técnica antiquada, na verdade, auxilia muito ter um grupo para interagir mais do que outros, pois assim, você desenvolve melhor seu pensamento estando num meio social que mais lhe agrade. 

Acredite, você pode encontrar algumas dificuldades, ainda que seja no ensino superior, como:

  • Alunos desinteressados
  • Professores extremamente rígidos
  • Nichos sociais que entram em constante disputa

Estes exemplos parecem coisas que só acontecem no ensino fundamental e no ensino médio, não? Mas acredite, mesmo sendo o nível mais elevado de educação, existem desavenças e desagrados durante o processo acadêmico superior. 

CONHECIMENTO DO SEU LOCAL

Antes de tudo, a escolha da faculdade/campus é um passo muito importante, pois ali você passará um longo período. Perdurar por anos num local onde não seja agradável para manutenção dos estudos não será nada fácil. 

Conhecer bem os caminhos, interagir com veteranos, alunos e funcionários é uma boa opção para se ambientar e agilizar o processo de adaptação, que passará desde o próprio campus até as aulas e seus colegas. 

Não é necessário citar a necessidade de conhecer os melhores trajetos e linhas de ônibus para chegar no campus, não? Então, prepare a grade de disciplinas que mais lhe atraem para seu primeiro semestre para ter certeza da escolha do seu curso. 

ADAPTAÇÃO ÀS AULAS 

universitário

A dinâmica das aulas são bem diferentes das conhecidas em cursinhos e durantes os ensinos primários. É possível se deparar com situações onde o aluno, especificamente um aluno, é selecionado para exemplificar alguns temas, por exemplo. Perguntas feitas pelos professores são constantes com a finalidade de avaliar o progresso da turma. 

Há ainda, todo o poder teórico dos textos envolvidos. 

É natural que durante o processo haja dificuldades de interpretação, mas essa é a própria finalidade do conteúdo, para que o aluno aprenda a desenvolver um raciocínio dissertativo sobre aquilo que está lendo. 

  • Conteúdos

De início, é possível que você estranhe a facilidade dos conteúdos apresentados. Muitos acreditam que o curso continuará no mesmo ritmo do início, esquecendo-se de que em média leva cinco ou seis anos para concluir. 

O conteúdo inicial é para dar a introdução básica, por mais que pareça dispensável, é importante ter a noção de início, meio e fim durante o processo de graduação. Então, torna-se gradativo a dificuldade e as demandas de trabalhos e conteúdos, para que a adaptação do aluno seja condizente com o nível mais elevado da eduação. 

  • Seminários

Durante toda sua graduação, terá momentos que causam terror para alguns alunos: os seminários. Basicamente, o aluno ou um grupo de alunos é responsável por conduzir todo um tema acerca do conteúdo já estudado. 

A questão principal e que mais preocupa os universitários é que os estudos são vastos, de longos conteúdos, textos, livros e vídeos: um enorme acervo de informações que deve ser desenvolvido de forma enxuta, porém muito precisa. 

A missão é retirar, de forma formal, as informações mais pertinentes e apresentá-las ao seu tutor. 

  • Demanda

O sistema de demanda é muito alto, desde o início e principalmente no fim do curso. Sendo assim, é importante estar preparado para longas horas de estudo fora do campus. Para isso, organize através de uma agenda, por exemplo, horários de estudo separado por dias e os conteúdos. 

Priorize aqueles que você tem mais dificuldade ou acha mais complexo, e como já citado anteriormente, é importante ter seu nicho social, um grupo de colegas que você tem mais intimidade para poder idealizar e compartilhar informações. Participar de redes sociais com este grupo específico é uma das maneiras que facilitarão a interação.

A questão dos horários deve ser orquestrada única e exclusivamente pelo aluno, pois para garantir o sucesso acadêmico é necessária muita organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *